top of page
colorida.png

     O “Esporte Para Todos” é um projeto de cinco alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. Relacionado à disciplina de Projeto Interdisciplinar em Comunicação I (PIC I), a iniciativa busca retratar o cotidiano e as experiências de um grupo social de Uberlândia, Minas Gerais. Nesse sentido, os integrantes perceberam a urgência de se abordar a realidade das paratletas e dos paratletas uberlandenses, a qual não recebe o enfoque devido da mídia local e nacional, merecendo maior atenção e apoio.
    Assim, após processos de pesquisa e de contato com atletas, técnicos, coordenadores e incentivadores do paradesporto, foram produzidas fotos, vídeos, textos e entrevistas, com o intuito de narrar, tanto por imagens, quanto por palavras, a dinâmica de vida desses personagens, com foco especial em duas modalidades esportivas: atletismo e halterofilismo. A partir desses produtos, este site foi estruturado pelos estudantes, como plataforma de acesso e de divulgação do projeto para os demais alunos, o corpo docente e a sociedade em geral.
     Na seção “Fotorreportagem”, estão contidas as fotos obtidas junto à comunidade, aliadas a legendas de caráter poético que atuam como uma forma de informação e de construção de sentidos diferente do rígido padrão jornalístico de escrita. Em “Histórias”, foram inseridos os perfis de diversas pessoas com as quais se teve contato ao longo do processo, bem como suas trajetórias de vida, suas vivências e suas visões de mundo. Explicações sobre os integrantes do grupo e sobre o planejamento do projeto podem ser encontrados na seção "Sobre. Por fim, em "Contato", há um espaço para que os visitantes exponham suas dúvidas, considerações e críticas, de maneira a construir e a unir toda a comunidade ao projeto e à dinâmica paradesportiva da cidade.

    No mais, sejam bem-vindas e bem-vindos ao Esporte Para Todos! Que este site seja capaz de não apenas transmitir informações ou imagens, mas, também, de auxiliar na transformação da conjuntura das paratletas e dos paratletas uberlandenses e da população como um todo.

Luís Fellipe Borges Braga

bottom of page